sábado, 26 de setembro de 2015

Representatividade

Sabe o que é quando a gente encontra uma crespa na rua e sorri.  Vê uma turbantada e se identifica? Isso é representatividade.  A gente descobre que existem milhões de pessoas também  lutando para serem vistas como são e não como a sociedade impõe que elas sejam. Mas uma coisa que me intriga são as crianças, será que elas, assim como nós estão sentindo o impacto do empoderamento negro?
Quanto a nós,  adultos, uma coisa é certa: cansamos de esperar pela mídia e pelas capas de revista um pouquinho de representatividade e, através do acesso a Internet, do seu poder de alcance, começamos um movimento de empoderamento,  enaltecendo e estimulando a valorização da pele negra, do cabelo crespo e de toda questão histórica que isso envolve, mas e as crianças?  Temos q lutar e agir, fazer com que esse movimento também as atinjam, para que no futuro isso deixe de ser uma luta e passe a ser a ordem natural das coisas, aceitar a cada um do seu jeito,  independente da forma dos cabelos ou da cor da pele.
Esse assunto tem me intrigado bastante, especialmente porque eu sou mãe de uma princesa negra e crespa linda,  que há alguns meses atrás me disse que gostaria de ter o cabelo liso, como os das meninas dos desenhos...  Essa fala dela me deixou triste, desapontada, como se eu tivesse falhado...  afinal ela é uma crespa lindaaaa eu amo tanto aqueles cachinhos dela totalmente naturais e cuidados com tanto amor...  sempre elogio o cabelo dela, o que eu fiz de errado?
A partir daí comecei a acompanhar os desenhos do canal infantil com mais atenção...  assisti a vários e pasmem, não encontrei nenhum que tivesse uma princesinha negra, ou do cabelo crespo... as histórias dos livros tbm não tinham...  fui no quarto da pequena,  cheio de bonecas - ela ganha muitas de aniversário eu mesmo quase não compro boneca pois sempre acho que já tem demais - e pasmem não tinha nenhuma bonequinha crespa, negra... os comerciais do canal de TV a que me refiro tbm não mostram nem bonecad negras e nem mesmo crianças negras...  fiquei assustada...
Precisamos nos movimentar...  alô alô fabricantes de brinquedos: crianças negras também brincam e têm direito de serem representadas!!!
Alô alô criadores de desenhos animados!  Crianças negras também querem se ver como super-heróis, princesas, fadas... 
Alô alô criadores de campanhas publicitárias,  Crianças negras também são clientela e comprar brinquedos!!!!!
Alguma coisa tem q ser feita...
Minha filha só tem 3 aninhos e já percebeu como esse mundo é cruel...  Ela  quer ter cabelos lisos simplesmente pq liga a TV, vai na loja de brinquedos,  abre um livro infantil e não se vê! Assim como eu há tempos atrás queria meu cabelo escovado e sequer sabia como era meu cabelo natural!
Não vamos deixar que mais uma geração cresça assim. Eu não vou deixar que a minha filha cresça pensando assim.

Vou procurar um vídeo que eu vi que traduz tudo que eu disse, crianças negras e brancas escolhendo uma boneca entre duas, sendo uma negra e uma branca, nem precisa dizer o final né?

*A foto que ilustra o texto foi retirada do Google,  caso saibam quem é o autor da foto,  entrem em contato para que seja informado junto a imagem ou retira-lá do site caso não seja permitida a divulgação.  Não é nossa intenção a violação de direitos autorais e/ou a imagem.